Sugestões gastronómicas / Alojamento

:::: Apresentação ::::

A Petisqueira - A Taberna do Alcaide - caracteriza-se, tal como a aldeia histórica de Linhares da Beira, pela sua riqueza em tradições seculares apresentando um elevado potencial histórico e gastronómico. Assim, desenvolve-se uma actividade capaz de oferecer aos visitantes algo que lhes permita saborear e apreciar o vastíssimo menu típico da região, provas gastronómicas, bem como a exposição das artes e ofícios tradicionais e ainda a venda de produtos regionais.

O dia a dia é desenvolvido em ambiente quase familiar, proporcionando aos visitantes um contacto estreito com as vivências especificas das aldeias beirãs, privilegiando o conforto e recriando tradições, tais como a de cozinhar à lareira, aos olhos dos clientes, utilizando sempre que possível produtos e técnicas locais, independentemente do facto de a Petisqueira estar dotada de uma cozinha moderna, naturalmente indispensável para a preparação atempada de pratos regionais.

 A casa está subdividida em três pisos, cave, rés-do-chão e primeiro andar. A adega regional está instalada na cave e rés-do-chão bem como a área de petiscos e restauração, encontrando-se o primeiro andar subdividido em divisões onde se encontram à venda vários produtos regionais.

As refeições proporcionadas são maioritariamente confeccionadas a partir de matérias primas originárias de agentes económicos da região e acima de tudo produzidas através de processos manuais, tipicamente tradicionais mas de origem certificada.

Na Taberna do Alcaide podemos encontrar, petiscos com características tipicamente rurais, desde as ementas à decoração interior e exterior. Interiormente as mesas instaladas são corridas com bancos corridos em madeira. Os talheres, os copos, as toalhas, os guardanapos e todos os utensílios inerentes à actividade são do tipo rústico.

Horário de funcionamento: Sábados e Domingos das 9h00 às 24h00. Para grupos de mais de 20 pessoas, disponibilidade para abertura em qualquer dos dias.