Linhares da Beira / Escola de Parapente / Casa do Parapentista / Auditório

:::: A Catedral do Parapente ::::

Informação Rápida:
Altitude: 1200 m  -  Desnível: 480 m   -  Orientação da descolagem : W

Não poderíamos falar em parapente em Portugal sem referir Linhares da Beira , aldeia do século XII, que fez história, até mesmo neste desporto.

 Quatro descolagens: 
 - A de escola, a meio da subida;
 - A descolagem principal junto ao marco geodésico. Logo após o chafariz, vire na estrada florestal á esquerda);
 - Duas descolagens situadas em terrenos da Junta de Freguesia, perto da descolagem principal.

Tipo de voo: Linhares serve a todos os pilotos conscientes, independentemente do seu nível de voo. Se está a começar e a sua experiência não é muita, levante-se cedo e voe até ao meio dia, uma hora. Se já voa bem em dinâmico, mas não tem grande experiência em térmica, então espere pelo fim da tarde e poderá desfrutar de ganhos de 150 m com um vento perfeitamente laminar. Se for um piloto experiente, não deixe de conversar com os pilotos locais antes de descolar para um voo que poderá nunca mais esquecer...

Em 1994 foi aqui, pela 1ª vez ultrapassada a barreira dos 200 Km na Europa. De certo que os recordes continuarão a cair. Se não quer partir em distância, então aproveite as inúmeras térmicas que se soltam de todo o lado.

Aterragem: A aterragem principal é junto ao cruzamento para Prados. Os pilotos muito experientes aterram junto ao lago, do lado direito da estrada. è necessário ter cuidado com os fios eléctricos. 

Mais uma vez , e sempre, não utilize campos cultivados. Não estrague o excelente ambiente, e em caso de problemas, procure o proprietário. Nas proximidades pode tentar voar com outras direcções de vento em: Algodres; Chã de Tavares; S. Domingos; Santinha; Seia; Unhais da Serra; Tarouca; Vale de Azares.

:::: Escola de Parapente ::::

A Escola de Parapente do INATEL existe desde Abril de 1993, sempre sediada em Linhares da Beira - Serra da Estrela e reconhecida pela Federação Portuguesa de Voo Livre.

Funciona durante todo o ano desde que as condições atmosféricas o permitam, sendo os cursos ministrados por Instrutores e Monitores credenciados.

Além dos cursos realizam-se Baptismo de Voo em Parapente Bi-lugar.

:::: Casa do Parapentista ::::

Casa gerida pela Junta de Freguesia de Linhares da Beira, composta por cinco quartos, dois wc e cozinha com lareira, situada no Largo de S. Pedro da Freguesia de Linhares da Beira, alugada a praticantes da modalidade que pretendam pernoitar em Linhares, pelo valor de 12.50€/noite.

:::: Auditório ::::
Na Torre Sineira do Castelo de Linhares da Beira funciona um auditório com 45 lugares sentados, cedido pela Junta de Freguesia de Linhares da Beira para a realização de conferências, seminários e outras sessões.